PBP-Loggi 2021 – OCEL

Scientific paper resulting from the work of Mateus Alex dos Santos Luna. Published at the I Workshop PBP-Loggi 2021: Resultados do Programa de Bolsas de Pesquisa, titled “Habilitando mineração de processos no domínio de operações logísticas: extração de dados para um log de eventos centrado em objetos” and presented by Mateus in an online session. The paper features collaboration from researchers MSc. Elio Ribeiro Faria Junior, MSc. Thaís Rodrigues Neubauer, Prof. Dr. Marcelo Fantinato and Prof. Dr. Sarajane Marques Peres (Mateus’s advisor).

Complete paper here (in Portuguese).

Reference: Luna, M. A. S.; Faria Junior, E. R.; Neubauer, T. R.; Fantinato, M.; Peres, S. M. Habilitando mineração de processos no domínio de operações logísticas: extração de dados para um log de eventos centrado em objetos. In: I Workshop PBP-Loggi 2021: Resultados do Programa de Bolsas de Pesquisa (PBP-Loggi), 2021, Online. Anais do I Workshop PBP-Loggi: Resultados do Programa de Bolsas de Pesquisa (PBP-Loggi 2021), 2021. p. 127-132.


Artigo científico resultante do trabalho de Mateus Alex dos Santos Luna. Publicado no Workshop PBP-Loggi 2021: Resultados do Programa de Bolsas de Pesquisa, intitulado “Habilitando mineração de processos no domínio de operações logísticas: extração de dados para um log de eventos centrado em objetos” e apresentado por Mateus em sessão online. O artigo conta com a colaboração dos pesquisadores MSc. Elio Ribeiro Faria Junior, MSc. Thaís Rodrigues Neubauer, Prof. Dr. Marcelo Fantinato e Prof. Dr. Sarajane Marques Peres (orientadora).

Resumo: Atualmente, pesquisadores em mineração de processos têm se preocupado em ir além da análise de processos isolados, uma vez que a complexidade dos processos organizacionais exige análise de múltiplos processos inter-relacionados. Mineração de processos centrada em objetos traz uma proposta conceitual para lidar com esse tipo de situação. Contudo, trata-se de um assunto do estado da arte na área, ainda com poucos exemplos de aplicação em contextos reais. Esse artigo relata um trabalho em andamento para aproximação do estado da prática ao estado da arte no contexto de mineração de processos centrada em objetos. A proposta é elaborar e instanciar um \textit{framework} de engenharia de dados para construção de logs de eventos centrados em objetos no contexto prático de organizações que lidam com processos logísticos. Assim, neste artigo, nós apresentamos os primeiros resultados representados pelo modelo conceitual de dados orientado a um processo logísitico, pela instânciação desse modelo, e pela modelagem e instanciação de uma relação de mudanças cujo conteúdo reflete a operação de um sistema de informação sobre o modelo conceitual apresentado. A fase final de execução do trabalho aqui relatado inclui a proposição de procedimentos para uso da relação de mudanças para construção de um log de eventos centrado em objetos.

Artigo completo aqui.

Referência: Luna, M. A. S.; Faria Junior, E. R.; Neubauer, T. R.; Fantinato, M.; Peres, S. M. Habilitando mineração de processos no domínio de operações logísticas: extração de dados para um log de eventos centrado em objetos. In: I Workshop PBP-Loggi 2021: Resultados do Programa de Bolsas de Pesquisa (PBP-Loggi), 2021, Online. Anais do I Workshop PBP-Loggi: Resultados do Programa de Bolsas de Pesquisa (PBP-Loggi 2021), 2021. p. 127-132.

Related posts